ONDE FAZER EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA EM CAMPINAS
A Densitometria Óssea é o melhor método disponível para diagnosticar a osteoporose - doença metabólica caracterizada pela redução da densidade mineral dos ossos e por alterações na sua arquitetura, que acomete um número muito grande de brasileiros, principalmente a partir dos 50 anos de idade. A alteração mineral deixa os ossos mais porosos e suscetíveis à fratura – principal consequência da osteoporose. As regiões mais acometidas são os ossos do punho, as vértebras, as costelas e, principalmente, o colo do fêmur (osso da coxa).
O diagnóstico precoce da osteoporose é essencial para o tratamento da doença e para a prevenção das fraturas relacionadas.
Para evitar maiores danos à vida, é fundamental a realização da densitometria o quanto antes.
SOBRE O EXAME DENSITOMETRIA ÓSSEA
O exame é rápido, indolor e envolve mínimas quantidades de radiação. Com esse procedimento, somos capazes de quantificar a massa óssea e informar qual o risco que determinado indivíduo apresenta, além de poder evitar sofrer uma fratura osteoporótica.
Rotineiramente, as regiões estudadas são o colo do fêmur (local onde as fraturas estão relacionadas às complicações mais graves) e as vértebras lombares (onde a perda óssea costuma ser maior e mais rápida). Essas duas regiões geralmente são suficientes para refletir o que acontece em todo o esqueleto. Para realizar o exame, nenhum preparo especial é necessário.
Apoio:
Clinica CDE, Diagnóstico Por Imagem